Ser vegetariano é...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011
(um bolo de algas com um suco de brócolis)

Sendo vegetariano a doze anos, descobri que não comer carne te torna diferente. Diferente não aos seus olhos, mas sim aos da sociedade. O que penso ser até engraçado, já que na verdade pouco ou nada em você mesmo mudou (tirando o hábito alimentar).
Desta maneira descobri também que ser vegetariano além de todos os possíveis adjetivos, é:



* Ser Paciente

O vegetariano desenvolve, com certo empenho, o dom da paciência. Ele é obrigado a ouvir um milhão de maluquices de diversas pessoas que se tornaram experts sobre os perigos do vegetarianismo. Seus amigos e conhecidos se tornam: nutricionistas, médicos, dermatologistas, e outros especialistas da área de saúde. Afinal, não comer carne automaticamente te faz alguém mais fraco, mais apto a se infectar com as mais perigosas doenças, a ter uma pele isso ou aquilo, e quem sabe descobrir até que só capim não dá sangue.
Todo vegetariano tem que ser paciente e manter um sorriso firme, do tipo "Aham, claro."

*Tornar-se alvo

Bem, o tornar-se alvo esta no sentido literal aqui. Eu não me lembro de nenhuma vez ter agredido verbalmente e ou fisicamente alguém pelo simples fato deste alguém comer carne. Se ele come carne, bom para ele, se ele não come, bom também. Eu quero que a dieta das pessoas se explodam, o que me interessa sobre o que elas andam comendo? Se for cocô tá ótimo, não sou eu quem vai comer.
As pessoas ao descobrirem que você decidiu parar ou já não come mais carne se tornam agressivas. Zombam, infernizam, sabotam seus alimentos. Se você vai comer uma salada (coisa que todos fazem) já é motivo de chacota, afinal a nossa salada é diferente, ela é consumida para nossa  subsistência. Pegam no seu braço só para falar "olha, quem não come carne é fraco". E todos os "eu sou carnívoro, meu negocio é carne". Eu gostaria muito de ver uma pessoa que fala que é carnívora se alimentar só de carne, sem nenhum grão, sem nenhum vegetal. Não duraria um dia de "predador". 
Tornamo-nos também alvo de piedade, de preocupação e de títulos. Deixamos de ser João e Maria, e viramos vegetariano e viado (comedor de "fru-fru" verde). E  alvos de inveja, "eu queria tanto ser um vegetariano". "Queria conseguir viver sem carne".  Para estas pessoas fica a dica: ninguém que se torna vegetariano passa por alguma fase de querer tornar-se, ela simplesmente para de comer, tornando-se assim automaticamente um.


*Mentir bem


Não bastando todos os problemas que os outros nos causam, eles ainda querem fazer-nos milhares de perguntas, perguntas das quais nenhuma resposta dada será suficiente, porque na verdade só querem perguntar para poderem argumentar. 
Você é perguntado constantemente sobre o por que de não comer a tal da carne.  Cada resposta sua leva a mais trinta perguntas e afirmações. "É por dó que você não come?" se a resposta for sim: "Mas e a plantinha, você não tem dó dela?". Acho que se mineral fosse suficiente para nossa sobrevivência, eu comeria. Comer as plantas é a prova de que nós não sobrevivemos sem arregaçar com um outro.
Colocando num quadro geral, acho que a diferença entre o reino animal e o vegetal fica bem clara, certo? Errado. Os "carnívoros" não sabem que a planta não espera você em casa abanando o rabo alegremente para poder ganhar sua ração e carinho.

*Sobrevivente

O ponto mais valoroso de um vegetariano é conseguir sobreviver em meio a todas as comidas infectadas. Todas as tortas, fast-food, saladas, pizzas, no arroz, no caldo do feijão, estão todos "infectados". As pessoas não conseguem fazer as coisas separadas, dá muiiiiiito trabalho DEIXAR de colocar a carne na receita. Eu já fui a lugares onde o prato SEM a carne era mais caro. Super lógico não?
Conseguir comer fora algo gostoso e sem carne é raro, mas hoje em dia não é impossível.
Os sem noções na verdade, não sabem nem o que estão comendo, ou o que é carne, propriamente dito. Quando alguém me pergunta "Nem frango, nem peixe?" eu fico me perguntando se realmente quando eu disse que não comia carne ela pensou que estes dois tipos não eram carnes mas sim leguminosas. Se você pergunta "Moça, tem algum salgado sem carne?" a respostas são as mais hilárias possíveis "Tem este enrolado de presunto e queijo" "Tem esta empada de frango só" "Sem carne eu só terei este aqui de carne seca".
Como assim? Vocês realmente não sabem o que estão comendo? Eu já perguntei o que era presunto de parma, o que tinha dentro da salsicha, de que é feito o presunto, qual carne é a de mortadela, e ninguém soube me dizer. As respostas são "É alguma parte do porco", "Tem gosto bom", "Não importa o que é".
Aí começa a nojeira. Eles comem tripa, fígado, osso, banha, pele, focinho, testículo, cérebro, língua, coração. A não gente, coração não! Eu me recuso a comer umas porqueiras desta, desculpa, mas é muito trash estas comidas.

*Ser guerreiro

Se você consegue: Ir em uma festa e não comer nada. Ouvir todas as asneiras e grosserias que uma pessoa consegue dizer sem perder a compostura. Ter que se justificar sempre para todo mundo. Ouvir que queijo é carne também. Entre muitas outras coisas que implicam em ser um vegetariano, você se torna um guerreiro.
Ser vegetariano, é saber que não existe necessidade de criar de maneira injusta centenas de milhares de animais para abate. É compreender que grande parte dos desmatamentos são para criação de gado. É ser o que você é sem necessidade de bater no peito e dizer para um outro o que ele deve fazer. O vegetariano é um guerreiro silencioso que faz sua parte sem a ajuda de ninguém. Limpamos nossas mãos de grande parte das "podridões" do mundo com este pequeno ( porém muito grande) ato.

Viva a todos aqueles guerreiros que fazem parte desta grande momento. Viva aos vegetarianos!

5 comentários:

{ Fábio CJ } at: 17 de agosto de 2011 às 14:50 disse...

Adorei o texto. eu começei com isso faz uns meses e já tive todos esses problemas. O pior eh ir em restaurantes e casas de coleguinhas e ter q investigar a comida q eles servem,pq tem 90% de chance de ter carne.

Thuira at: 17 de agosto de 2011 às 15:49 disse...

O mais legal é juntar um tanto de vegetariano e zoar alguém que come carne, igual eles fazem com a gente quando estão em bandos!
Excelente post, muringuera! Cada vez melhor! E viva nós!
Beijos e queijos!

Fernanda Carvalho at: 17 de agosto de 2011 às 16:09 disse...

É tão bom saber que existem tantos tão ferrados quanto eu. Um dia ainda dominaremos a Terra. E com o nosso silêncio devolveremos todas as críticas. rs. Muito bom muringa!!!

{ Jose } at: 18 de agosto de 2011 às 18:41 disse...

Awe Artur Moringa.

Sou eu Gustas.

Awe excepcional o texto.

E digo mais, eu não sou vegetariano por pena, não tenho pena das pessoas que passam fome, não tenho pena da menina estuprada, não tenho pena da mãe que perdeu o filho, não tenho pena dos bois que morrem sem saber pra que, sem direito de lutar pela sua vida e morrer ou viver na sua luta...

Eu tenho respeito a elas, as crianças, as mulheres, aos homens, ao animal Homo sapiens, assim como a todos os outros animais, e plantas, bactérias..., e esse respeito é em coerência com o respeito que eu tenho de mim mesmo. Acho que temos que respeitar o destino de cada um, cada um é dono do seu próprio destino, de sua própria ideia de mundo. Não é porque me tornei vegetariano que vou salvar animais, mas sim é porque não quero causar a outro ser senciente situações de vida que os aleijem de uma vida plena, de uma vida em que eles podem lutar pelas consequências de suas vidas. Ora, por mais que eles não tenham consciência de que estão presos e que pra eles que nasceram em cativeiro (do mesmo jeito seria um humano nascido em uma gaiola) o mundo se resume a isso, o fato de você impor essa condição para o ser está impedindo que o animal explore, usufrua de toda sua plenitude, de suas possibilidades plenas quanto espécie livre.

E futuramente pretendo ser vegano, na verdade pretendo ser frugívoro, viver só de frutos. Pois a fruta existe para ser alimento mesmo, o animal quando come a fruta não mata o vegetal, mas sim ingere as sementes que dispersaram no ambiente quando defecar. Ou mesmo no momento em que abre o fruto e a parte carnosa dele, deixando assim as sementes caírem. Logo, comer o fruto, mesmo que nós joguemos a semente no lixo ou no esgoto inviabilizando o nascimento de novos brotos, nós não estamos matando e nem machucando nenhum ser, estamos pelo contrário, fazendo um "serviço".

Achei genial sua

Anônimo at: 5 de setembro de 2011 às 09:08 disse...

Ótimo! Esse desabafo também é meu! Abraços Muringa!

Sabrina Caixeta

Postar um comentário

E aí o café estava bom?